Ei, galera! Vocês já ouviram falar do VAPO? Esse é o nome artístico de Heo Wonhyuk, um rapper sul-coreano que está arrasando na cena do hip hop coreano. Ele ficou conhecido aqui no Brasil depois de participar do reality show sul-coreano High School Rapper 4 e misturar várias línguas em suas rimas, como português, inglês e coreano.
O VAPO nasceu na Coreia do Sul em 2003, mas se mudou para o Brasil aos 4 anos de idade e cresceu aqui. Ele até ganhou o apelido de Bruninho quando estava no Brasil, mas depois que soltou o bordão “Só vapo!” em uma de suas apresentações no High School Rapper, o nome pegou e ele acabou adotando como seu nome artístico.
Mas você sabe de onde veio esse bordão “Só vapo!”?
Ele ficou popularizado pelo jogador Gerson, do Flamengo, em suas comemorações de gol. O “vapo” imita o som de uma execução, sinalizando que o jogador “matou” o adversário. Depois disso, o termo também foi usado por outros artistas, como Zé Felipe e MC Danny no hit “Toma Toma Vapo Vapo”, só que em um contexto mais adulto.
Voltando ao VAPO, ele fez uma apresentação incrível no High School Rapper, com a música “Meu Tempo”, que tem uma pegada brasileira e conta com a participação da rapper BIBI. A apresentação foi tão boa que até a BIBI deu um beijinho na testa do VAPO no final.
E não para por aí! O VAPO lançou seu primeiro single oficial, “Sirius”, e já tem um videoclipe babado pra galera curtir. A música é uma mistura de hip hop coreano, brasileiro e americano e o VAPO garante que é uma das melhores músicas que já produziu.
O título faz referência à estrela Sirius, que é o corpo celeste mais brilhante do céu noturno terrestre. A letra fala sobre como ele vai crescer na cena do hip hop e manda um recado para as pessoas que não acreditavam nele: “Olhem só, agora brilho mais que uma estrela”.
E tem mais! O VAPO fez essa música em parceria com o M1NU, que é o fundador do selo musical 91 Croco, do qual ele também faz parte. Além disso, o VAPO garante que suas próximas músicas vão ter essa mistura de estilos e influências, então podemos esperar muita coisa boa vindo por aí.
É isso, galera! O VAPO é um exemplo de como a música pode unir culturas e línguas diferentes. E com certeza, muitos brasileiros estão torcendo por ele nessa jornada de sucesso no hip hop coreano.