Fernanda Bastos e Milena Brito estão prontas para agitar a Flip 2023! Essas duas poderosas mulheres vão ser as curadoras da Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece de 22 a 26 de novembro. O anúncio foi feito nesta terça-feira (13) e já estamos ansiosos para ver o que elas vão preparar.
No ano passado, elas já mostraram que vieram para fazer a diferença ao estrear na curadoria da Flip 2022. E, dessa vez, elas contam com a parceria de Pedro Meira Monteiro para formar um verdadeiro trio dinâmico.
Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip, destacou a importância das curadoras, ressaltando que Fernanda e Milena são verdadeiras leitoras de todos os Brasis. Elas são faróis que iluminam caminhos pouco explorados na nossa cultura e literatura. É incrível ter pessoas assim liderando um evento tão importante!
Fernanda Bastos tem um objetivo claro para a Flip 2023: honrar a tradição da festa e trazer um pouquinho da diversidade e curiosidade do povo brasileiro. Ela acredita que a literatura não precisa ser distante ou desconectada dos nossos desejos de vida. É isso aí, Fernanda!
Já Milena Britto promete uma Flip tão emocionante, singular e surpreendente quanto a edição anterior. Ela destaca que a expressão artística do Brasil é poderosa e complexa, e não podemos deixar de explorar todas as suas páginas. Mesmo com alguns obstáculos no caminho, a nossa produção literária merece ser valorizada. E é exatamente isso que as curadoras estão determinadas a fazer!
A homenageada ou o homenageado deste ano ainda não foi definido, mas Fernanda Bastos já adiantou que quer destacar mentes inquietas e disruptivas, aquelas que nem sempre foram reconhecidas em seu tempo, mas que deixaram uma obra inspiradora para trás. Mal podemos esperar para saber quem será!
Fernanda Bastos também ressalta que a diversidade e o olhar curioso para a literatura e as artes são características marcantes do trabalho delas. E isso precisa ser natural, sem esforço, porque vivemos em um mundo diversificado e precisamos encarar os desafios de comunicação com lucidez e generosidade. Essa é a mentalidade que vai guiar a curadoria da Flip 2023.
Milena Britto é uma mulher de muitos talentos. Além de pesquisar sobre gênero, literatura e estratégias de legitimação no campo literário, ela também é professora visitante em universidades da América Latina e dos Estados Unidos. E a partir de julho, ela estará na Universidade de Berkeley, na Califórnia. Essa mulher arrasa!
Fernanda Bastos, nascida em Porto Alegre, é uma verdadeira visionária. Em 2018, ela fundou a editora Figura de Linguagem, que já ganhou o merecido reconhecimento no Prêmio Açorianos de Literatura de 2019. Além de ser mestra em Comunicação, ela também é autora de várias obras incríveis. E para completar, ela é a apresentadora do Redação TVE RS. Quanta energia!
A Flip 2023 promete ser um verdadeiro show de diversidade, diálogos e encontros. Fernanda Bastos, Milena Britto e Pedro Meira Monteiro estão trabalhando duro para trazer atrações imperdíveis para Paraty. Prepare-se para mergulhar no universo literário e se encantar com o que o Brasil tem a oferecer. A festa vai ser demais, galera!